Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A Literatura do Sul da Bahia  
Ultrapassa Fronteiras do Brasil

A literatura do Sul da Bahia  ultrapassa as fronteiras do Brasil e ganha o mundo. No próximo dia 30 de setembro, na Casa de Escrita da Câmara Municipal de Coimbra, Portugal, o escritor Cyro de Mattos  estará autografando a edição portuguesa de seu livro “Vinte e Um Poemas de Amor”, com ilustrações da artista plástica baiana Edsoleda Santos.  Este é o terceiro livro do poeta publicado pela Editora Palimage, de Coimbra. Os outros são “Vinte Poemas do Rio”, bilíngüe, português-inglês, e “Ecológico”.
           Nos dias 2 e 3 de outubro, Cyro de Mattos estará representando a Bahia no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos, evento realizado na Espanha e coordenado pelo professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Perez Alencart. Nessa edição, o Encontro reunirá 50 poetas de 12 países, entre eles México, Portugal, Espanha, Chile, Colômbia, Nicarágua, Uruguai, Argentina, Peru e Honduras. Além de Cyro de Mattos, os poetas Álvaro Alves de Faria, de São Paulo,  Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes, do Rio Grande do Norte,  representam o Brasil no evento de repercussão internacional, que neste ano homenageará um dos maiores nomes das poesia espanhola, Fray Luís de León.      
         Durante o Encontro, uma antologia  com poemas escritos por autores convidados, entre eles Cyro de Mattos, será lançada para homenagear Fray Luís de León. “Minha poesia intitula-se Soneto de Fray Luís de León.  A antologia será publicada em 50 línguas. Essa é uma oportunidade ímpar para a cultura do nosso Estado da Bahia ultrapassar as fronteiras brasileiras e mostrar seu nível expressivo de  criatividade”, disse Cyro de Mattos.
        Na edição do XVI Encontro, haverá o lançamento de “Onde Estou e Sou”, antologia poética de Cyro de Mattos, bilíngue, com versão para o espanhol  e prólogo de Alfredo Pérez Alencart, e ainda uma exposição de livros do poeta e narrador, no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca.  A obra “Onde  Estou e Sou”  reúne poemas extraídos de “Vinte Poemas do Rio”, “Cancioneiro do Cacau”, “Ecológico”, “Vinte e Um Poemas de Amor” e “Oratório de Natal”, livros publicados, e dos inéditos “Rumores de Relva e Mar”, “Agudo Mundo” e “Devoto do Campo”. O convite para Cyro de Mattos participar do evento partiu do professor Alfredo Pérez Alencart. Os outros livros do poeta que foram editados no exterior são “Zwanzig Gedichte von Rio und andere Gedichte” (Alemanha), tradução de Curt Meyer Clason, “De tes instants dans le poème”/De teus instantes no poema”, Les Editions du Cygne, Paris, versão para o francês de Pedro Vianna, Prêmio Internacional de Poesia Jean Paul Mestas, da UBE/RJ, capa do baiano Ângelo Roberto,  “Canti della terra e dell`acqua”, Editora Romar. de Milão, e Poesie della Bahia/Poemas da Bahia”, Edfitora  Runde Taarn, de Varese, os dois últimos na Itália,  com tradução de  Mirella Abriani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário