Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015



         O Relato de Os Ventos Gemedores
                              
                                        Fernando Py

            O escritor baiano Cyro de Mattos (Itabuna, 1939) é um nome consagrado. Contista, poeta, romancista, cronista e autor de livros para crianças e jovens. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior, recebeu diversos prêmios e pertence à Academia de Letras da Bahia. Temos em mãos agora seu romance Os ventos gemedores (Taubaté, SP: Letra Selvagem, 2014).
          Nas suas doze partes narra-se uma história que se passa no território fictício de Japará, sul da Bahia, onde a fúria gemedora dos ventos acentua o caráter desesperado de personagens envoltos na natureza bárbara do ambiente. Através  deles, o autor vai revelando dramas, opressões, ambições e misérias. Entretanto, Cyro de Mattos está isento de um estilo panfletário e adota a linguagem simples das pessoas que contam casos narrados pelos ancestrais.
           Na região do Japará, a mata hostil e impenetrável vai cedendo lugar às primeiras roças de cacau e campos de pecuária. A narrativa se desenvolve no conflito sustentado entre a dominação do fazendeiro Vulcano Brás, dono de grandes terras na região, e o vaqueiro Genaro, que busca uma vida livre e justa. Com isso, o leitor há de perceber o sinal do narrador dramático a mesclar magistralmente o real e o fantástico neste relato perturbador. Relato em que pulsam as violências de um homem faminto de poder, sempre a degradar outros homens indefesos contra seu egoísmo e impiedade.
          Nesses personagens primitivos  soube Cyro de Mattos criar uma dimensão interior com base na explosão dos dramas e misérias gerais.Os ventos gemedores é um belo romance que deve ser lido cuidadosamente para ser bem apreciado.


    Fonte: Tribuna de Petrópolis, 10 de julho de 2015, caderno Lazer, página 5, com o título  Uma novela e  outros textos.




·        Fernando Py é poeta e ensaista. Assina a coluna Literatura na Tribuna de Petrópolis, Rio. Traduzido para o  espanhol, inglês, italiano, francês e inglês. Publicou, entre outros,  os livros de poesia  Aurora de vidro, A construção e a crise e Bibliografia comentada de Carlos Drummond de Andrade.

terça-feira, 15 de setembro de 2015



Romance Os Ventos Gemedores
de Cyro de Mattos Será Lançado
Na Livraria Nobel Dia 7 de outubro

O romance Os Ventos Gemedores, de Cyro de Mattos, será lançado na Livraria Nobel, no dia 7 de outubro, a partir das 18 horas. Publicado pela Editora LetraSelvagem, de São Paulo, o livro foi lançado, em fins do ano passado,  com sessão de autógrafos, na Casa das Rosas, Espaço Haroldo de Campos, em São Paulo, e na Academia de Letras da Bahia, em Salvador.
Os Ventos Gemedores traz posfácio da ensaísta e pesquisadora Nelly Novaes, da USP, com o título “Revisitando os Caminhos de Ficção de Cyro de Mattos,  texto que  foi extraído de seu livro Escritores Brasileiros do Século XX (Editora Letra Selvagem, Taubaté, São Paulo, 2013). O lançamento do livro na Livraria Nobel, no dia 7 de outubro, conta com o apoio da Academia de Letras de Itabuna (ALITA).

 O professor e escritor Adelto Gonçalves, doutor em Letras, da USP, no artigo “Os Ventos Gemedores: Saga do Brasil Arcaico”, publicado no jornal Pravda, da Rússia, em edição portuguesa, 8 de fevereiro de 2015 (port.pravda.ru), disse sobre o romance: : “O final deste livro conta a batalha corpo a corpo entre os jagunços de Vulcano Brás e os homens de vaqueiro Genaro e - ao contrário do que normalmente se dá na vida real - a vitória dos explorados, apesar das baixas de lado a lado. A vitória maior, porém, que se registra é da Literatura Brasileira que sai desse romance mais enriquecida.”


sábado, 12 de setembro de 2015



EDITORA DA UESC LANÇA OBRAS
 NA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO RIO

A Editus - Editora da UESC está marcando presença na XVII Bienal Internacional do Livro do Rio. No maior evento literário do país, o público foi presenteado com dois lançamentos no estande coletivo da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), espaço onde até o próximo dia 13 também estará expondo outras publicações do seu acervo.
Em um momento que reuniu membros e diretorias da Associação, o livro Cancioneiro do Cacau, do escritor itabunense Cyro de Mattos, foi oficialmente lançado no segundo dia de atividades do evento. A obra foi apresentada com outras três publicações do projeto editorial Coleção Nordestina, iniciativa idealizada pelas editoras que integram a ABEU Nordeste para o fomento e difusão da literatura regional. Na oportunidade, os presentes também puderam conhecer em primeira mão os livros Histórias de Alagoas e o Baixo São Francisco: o rio e o vale, publicado pela Edufal; A história das ideias de Paulo Freire e atual crise de paradigmas, da Editora da UFPB e a obra Balaios e Bem-te-vis: a guerrilha sertaneja, que chega ao público pela EDUFPI.
No dia seguinte, foi a vez de um divertido personagem despertar a curiosidade de quem passava pelo local. A história infantil Tonico descobre que é de todo lugar caiu no gosto não só da criançada, mas também dos adultos que prestigiaram a sessão de autógrafos da autora Maria Luiza Santos. Entusiasmada com a receptividade do público, ela destacou seu sentimento de realização ao contribuir para o incentivo ao hábito da leitura.
Para a professora Rita Virginia Argollo, Diretora da Editus e atual gestora da ABEU Nordeste, “lançar produções regionais em um evento do porte da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e ver o interesse de um público tão diverso, não só projeta ainda mais os autores e a qualidade das nossas editoras, como também fortalece a Regional Nordeste dentro da ABEU.”
O livro Tonico descobre que é de todo lugar já está disponível para compra na livraria da Editus, localizada na Centro de Artes e Cultura Paulo Souto, na UESC, na livraria Nobel em Itabuna e na Papirus Livraria, em Ilhéus. Na internet, o leitor pode encontrar o título no www.livrariacultura.com.br e no www.bookpartners.com.br. Pedidos podem ser feitos pelo vendas.editus@uesc.br e pelo fone (73) 3680-5240.
Já o livro Cancioneiro do Cacau em breve estará disponível para os interessados nos principais pontos de venda.

                                                            

quinta-feira, 10 de setembro de 2015



Reinauguração da Livraria
Editus Acontecerá no Dia 19



A Livraria da Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz  está de cara nova, com mais espaço e acomodações melhores para a exposição dos livros e atendimento dos clientes. A sua reinauguração acontecerá no dia 16/09/2015, às 10h, no Centro de Artes e Cultura Paulo Souto.

Momento especial para compartilhar com a comunidade acadêmica esta novidade, a Livraria da Editus estará dando, na sua reinauguração,  destaque aos novos títulos lançados e, entre eles, o Cancioneiro do Cacau, de Cyro de Mattos, livro  inserido na Coleção Nordestina, e que foi apresentado recentemente na Bienal Internacional do Livro no Rio, no stand da  ABEU, Associação das Editoras Universitárias.

Nesta segunda edição, o livro  traz posfácio assinado por Hélio Pólvora e depoimentos  sobre a obra  de Cyro de Mattos por Graziella Corsinovi , da Universidade de Gênova, Itália, Alfredo Pérez Alencart, da Universidade de Salamanca,  Espanha,  Curt Meyer-Clason,  Carlos Drummond de Andrade, Helena Parente Cunha, Elias José, João Carlos Teixeira Gomes,  Afonso Manta e Jean-Paul Mesta, além de ilustrações de Calasans Neto e Minelvino.   

Cancioneiro do Cacau conquistou o Prêmio Nacional Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores (RJ),  para livros inéditos, em 1997; Terceiro Prêmio Nacional de Poesia Emílio Moura, da Academia Mineira de Letras, 2003; Finalista do Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (SP), em 2003, e Segundo Prêmio Internacional de Literatura Maestrale Marengo d’Oro do Centro Culturale Sestri Levante, Gênova, Itália, concorrendo com obras de de autores de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra, entre outros países, em 2006.