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sábado, 30 de agosto de 2014

O Fantástico Julio Cortázar

  Filho de argentinos, Julio Cortázar nasceu  na Embaixada da Argentina, em Ixelles, distrito de Bruxelas, na Bélgica, em 26 de agosto de 1914.  Com quatros anos de idade voltou à terra natal, passando maior parte de sua infância em Banfield. Não foi uma criança feliz. Vivia com freqüência na cama, lendo livros que o faziam mergulhar nas zonas de duendes, de elfos, dando-lhe um sentido de tempo e espaço diferente da realidade em que nós vivemos.  E isso iria influenciar sua obra de contista e romancista.
Em 1935, formou-se Professor em Letras e nessa época costumava frequentar lutas de boxe.   Em 1938, numa edição de 250 exemplares, publicou  Presencia, livro de poemas, sob o pseudônimo Julio Denis. Lecionou em algumas cidades do interior do país, foi professor de literatura na Faculdade de Filosofia  e Letras da Universidade Nacional de Cuyo. Aos 37 anos, Cortázar, por não concordar com a ditadura na  Argentina, partiu para Paris onde se casou com Aurora Bernárdez,  uma tradutora argentina, em 1953.  Viveram em París sob condições econômicas difíceis.
Em 1959 saiu o volume Final de Jogo,contos. Publicou Histórias de Cronópios e Famas em 1962.  O  ano seguinte  marcou o lançamento de O Jogo da Amarelinha,  seu grande sucesso, que  teve cinco mil exemplares vendidos no mesmo ano
Autor de uma escrita ampla e notável, Julio Cortázar é o escritor mais importante da literatura hispanoamericana, o de maior projeção internacional, ao lado de Jorge Luís Borges. Dono de um texto inovador, inventivo na forma, revolucionário  na estrutura,  que exige um leitor íntimo das questões estéticas ligadas à vanguarda,  sem pressa, oferece em seus livros de contos e romances múltiplas possibilidades de leitura.  O Jogo da Amarelinha  representa para a literatura hispanoamericana o que  Ulisses, de Joyce, significa para a britânica e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, para a brasileira. Com Morelli, personagem desse  romance  articulado com várias linguagens, pode-se deduzir  uma teoria romanesca do romance moderno, na qual o escritor argentino não está interessado na narrativa que vai colocando os personagens na situação desenvolvida  linearmente em torno do enredo, mas na que propõe o inverso, instala a situação nos personagens. Com o que estes deixam de serem  personagens para se tornarem pessoas.( p. 438)
 O jogo da Amarelinha apresenta-se com uma divisão tripartida. Na primeira parte vemos o argentino Oliveira em Paris, à procura de Maga, a mulher amada e desaparecida; a segunda tem como espaço  Buenos Aires e o reencontro com Talita. A terceira parte é formada por capítulos sobressalentes, citações e recortes. A leitura pode ser feita sem essas citações, segundo o autor.  O caráter autobiográfico do livro é identificável  com o personagem Oliveira,  um escritor argentino;  através dele o autor empreende a peregrinação interior, na obsessão de questionar  a vida e persegui-la nos seus desvãos  como uma substituição constante de comportamentos.
Cortázar não é apenas um romancista ensaísta, alimentado por ideias, concepções filosóficas e literárias em sua visão da existência e contemplação do homem diante do real cotidiano.  Não é só o escritor ambíguo que constantemente recorre ao informe,  à desordem, ao acaso para extrapolar conteúdos dialéticos, recortes do homem indefinido ante o absoluto.  É também um narrador que comove quando toca nas emoções do amor e deixa escapar sentimentos, que são de todos  nós ante situações adversas, feitas de dor e lágrima.  Isso é visto no trecho da carta do pai ao filho, Bebé Rocamadour,  e em outras passagens de  O Jogo da Amarelinha.
       O realismo de Cortázar por ser mágico desconhece a realidade factual. Seu discurso  está embebido numa atmosfera alucinante,  que se move em vários planos:  consciente, poético, fantástico, inconsciente e humorístico. Embora permaneça  com os elementos que são inerentes ao homem na realidade cotidiana, o mundo projetado de Cortázar decorre  da eterna contradição  entre a razão e a crise, a lógica e o absurdo, o real e o imaginário.
       Diferente do que ocorreu com o romance regionalista latinoamericano, no qual se objetiva com veemência  a humanização  de grandes presenças  telúricas, a selva, o lhano, a zona andina e, no Brasil, as terras nordestinas da cana do açúcar, das secas no agreste, da civilização do cacau no sul da Bahia, o romance contemporâneo  tenta suplantar a visão esquemática do naturalismo. E Cortázar, como em Joyce e Faulkner,  procura mergulhar-nos no mundo em processo, em que a imagem do homem substitui a geografia, o protesto contra as dominações e situações locais  adversas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              
      Carol Dunlop, sua última esposa, faleceu em 2 de novembro de 1982, o que causou a  Cortázar  uma profunda depressão.  Ele faleceu em 12 de fevereiro de 1984, em Paris, vítima de leucemia.  Em sua tumba se ergue a imagem de um cronópio, personagem criado pelo escritor.

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