Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Literatura Infantil na FLICA 2014


A Festa Literária Internacional de Cachoeira 2014  está prestes a acontecer, de 30 de outubro a 2 de  novembro,  e mais novidades foram liberadas pela curadoria a respeito da programação oficial. A Fliquinha, que acontece paralelamente aos debates das mesas principais durante os dias 29 de outubro a 2 de novembro, será sediada no Cineteatro Glória e tem como confirmados o ilustrador Roger Mello e os autores Cyro de Mattos e Heloisa Prieto – que esse ano inaugura um bate-papo entre professores e coordenadores de escolas convidadas –, entre outros. Todas as conversas serão mediadas por uma das curadoras do evento, Mira Silva.
As atrações têm início na quinta-feira, dia 30, às 09h30 da manhã, com um grupo de contação de histórias que será revelado pela curadoria em breve. Na sequência, às 10h30, o contista, cronista, poeta e autor de literatura infanto-juvenil baiano, Cyro de Mattos, bate-papo com o público sobre as suas obras. Advogado aposentado e jornalista, ele passou por importantes jornais do Brasil e publicou mais de 36 livros, tendo sido premiado 41 vezes.
No período da tarde, às 14h30, é a vez de Luis Augusto, cartunista, escritor e contador de histórias, mostrar o seu talento e conversar com os pequenos. Foi ainda garoto, aos 17 anos, que fez parte da equipe do Ziraldo, criando histórias para a revista do Menino Maluquinho. Em 1996, criou o Fala, Menino!, que é uma série de tiras – também para adultos – sobre o diálogo com a infância e o respeito às diferenças. As tiras viraram livros, que viraram uma série de animação exibida nacionalmente pela TV Brasil.
Casa de Barro – Cachoeira (Foto: Caroline Moraes)
Com profissionais consagrados tanto no mercado editorial quanto em outras artes do âmbito infantil e educativo, as apresentações incluem contação de histórias; palestra sobre astronomia com o autor do blog O Guardador de Estrelas, Fernando Munaretto, que fará uma viagem lúdica e descontraída com as crianças pelo universo através de astros e estrelas; exibição de filmes na sala de cinema e até oficinas de cordel e ilustração.
Nesta edição, que tem patrocínio da Oi, COELBA e Governo do Estado da Bahia, através do programa FazCultura, o Cineteatro Glória foi escolhido para sediar o espaço lúdico. Construído na cidade em 1923, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) em 1937, o centro cultural é resultado de um investimento de R$ 6 milhões na restauração e na aquisição de equipamentos. Após as obras, o prédio agora tem um aparato moderno para a exibição de filmes e também está pronto para receber manifestações cênicas, com espaços de camarins e galerias, além de equipamentos de projeção, sonorização, iluminação e cenotécnica.
Próximo dali, enquanto os filhos se divertem e aprendem, os pais podem acompanhar a programação oficial da Flica, com debates sobre os mais variados temas, desde a mesa A tolerância aos intolerantes, com a presença do filósofo lituano Leonidas Donskis, a temas específicos sobre linhas editorias.
Programação Fliquinha
·         Dia 30/10, quinta-feira
09h30  (novidade que será divulgada em breve)
10h30  Bate-papo com o autor Cyro de Mattos
14h30  Bate-papo com o cartunista, escritor e contador de histórias Luis Augusto, do projeto Fala Menino!, sobre sua produção literária
15h30  Oficina musical com o professor Gabriel Macedo
17h30  Cine Fliquinha (curtas baianos ou longas-metragens nacionais que logo serão divulgados)
19h00 Bate-papo com Heloisa Prieto – a autora conversa com professores e coordenadores de escolas.
·         Dia 31/10, sexta-feira
09h30  (novidade que será divulgada em breve)
10h30  Recital de Poesia da Casa de Barro, formado por crianças e adolescentes de Cachoeira que declamam poesia de autores nacionais e locais.
11h00  Bate-papo sobre a produção literária das autoras baianas Debora Knittel e Érica Falcão
14h30  Oficina de desenho com Athos Sampaio, ilustrador de livros e criador de jogos virtuais.
15h30  Bate-papo com a escritora Heloisa Prieto
17h30  Palestra sobre astronomia com o autor do blog O Guardador de Estrelas, Fernando Munaretto (astrônomo e educador), que fará uma viagem lúdica e descontraída com as crianças pelo universo através de astros e estrelas.
·         Dia 01/11, sábado
09h30  (novidade que será divulgada em breve)
10h30  Bate-papo sobre a produção literária com a autora baiana Sandra Popoff
14h30  Oficina de Cordel com o cantor e compositor Maviael Melo
15h30  Bate-papo com o ilustrador Roger Mello
17h30  Atração musical (novidade que será divulgada em breve)
·         Dia 02/11, domingo
09h30  (atração de encerramento. Será divulgada em breve)

Nenhum comentário:

Postar um comentário