Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017






                    LUTO NAS ARTES DO SUL DA BAHIA



Nascido em Buerarema, o grapiúna Ramon Vane, que completaria 58 anos hoje, 17 janeiro, terça-feira,  morreu na madrugada deste domingo (15), após ser internado na semana passada no Hospital de Base de Itabuna, vítima de um AVC. A notícia da morte dele foi publicada nas redes sociais pelos amigos de teatro. Personalidade versátil, advogado, ator, poeta, era uma das figuras expressivas nas artes da  região do sul da Bahia.

 Foi revelado no Grupo de Arte Macuco, que agitou os meios culturais da Região Cacaueira Baiana no período de 1976 a 1991,  atuando em vilas, povoados e cidades. Movimento dos mais importantes nas artes do  Sul da Bahia, o Grupo Macuco tinha em suas fileiras de jovens talentosos além de Ramon Vane, os atores José Delmo, Carlo Alberto (Betão), Jackson Costa e Gal Macuco, entre outros. Vane, ao lado de José Delmo, apresentou-se tempo depois com  a peça Deus e o Diabo na Terra Brasilis em muitas cidades brasileiras.

 Em outubro de 2011, ele foi premiado pela interpretação no longa-metragem O homem que não dormia. Fez o personagem Pra Frente Brasil, no filme dirigido pelo cineasta Edgar Navarro, que  foi rodado em Igatu, na Chapada Diamantina.O filme  conta a história de cinco pessoas que, numa mesma noite, sofrem o mesmo pesadelo, no qual  um homem sinistro e a procura por um tesouro (imaginário) formam as relações motivadoras de cenas e situações na história estranha. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário