Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020






Editora de São Paulo Publica
Novo Livro de Cyro de Mattos


              A Editora Penalux, de São Paulo, acaba de publicar “Histórias de Encanto e Espanto”, livro que deu ao escritor baiano Cyro de Mattos o Prêmio Literário Nacional Cidade de Manaus, em 2018. Nas  dezesseis  “Histórias de Encanto e Espanto”,   encontram-se o dramático e o lírico, nos quais  certas  manifestações  do amor,  da tristeza,  do riso, da violência,    do  encanto e  do  espanto são  inventadas  graças a uma aguda compreensão da natureza humana.  Nestas narrativas de prosa prazerosa, percebe-se que Cyro de Mattos  dá continuidade ao seu projeto de ficcionista genuinamente brasileiro. 
As dezesseis histórias apresentam-se  em sete blocos, conforme o assunto. Os blocos com as respectivas histórias são estes:  1)  Histórias Enlaçadas no Amor -  As Ligações do Padre com  a Vizinha, Do Amor Desfeito e  Outro Mais Que Perfeito; 2)  Histórias da Velha Cidade - Seu Bem Maior, Os Negros; 3)  Histórias dos Mais Vividos - Um Homem  Muito Feliz, Uma Índia Chamada Kinani; 4)  Histórias do Riso - Fim de Carreira do Goleador,    O Rufião Simão dos Prazeres Neto e Joaninha da Mata Virgem ; 5)  Histórias  de Encanto e Espanto -  História de Vovó Maria da Guiné , Narrativa de Beda Cigano; 6)  Histórias do Calendário Triste -    Restos da Mata, Pelas Águas,  Menina de Rua; 7) Histórias Naquele Fim de Mundo -  O Cavaleiro Vingador contra o mandão da Crueldade,  Os Primitivos ou o Longo Curso da Violência, Nas Bandas de Tabocal.                                                                           
    Em artigo publicado no “Jornal de Letras” (Rio, 1980),    Jorge Amado referiu-se   à  personalidade vigorosa e original de Cyro de Mattos, à  condição humana dos personagens que surgem do seu conhecimento e emoção,  sem qualquer espécie de  artificialismo. Essas particularidades fazem com que “o autor  de Os brabos  pise chão verdadeiro, toque a carne e o sangue dos homens, entre sombras e abismos.”  O crítico Alceu  Amoroso Lima, relator do Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, concedido a Os brabos,  revelou ter encontrado neste livro “ narrativas dramáticas e brasileiríssimas, por seu tema e  por sua linguagem.”  Completou o seu pensamento: ‘Escritor visceralmente nosso... admirável  ficcionista.”
Cyro de Mattos nasceu na cidade baiana de Itabuna, em 31 de janeiro de 1939. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Contista, novelista, romancista, cronista, poeta, autor de livros para jovens e crianças, organizador de antologia e coletânea.  Publicou cinqüenta livros pessoais no Brasil, quatorze  no exterior e organizou nove antologias. Premiado no Brasil, Portugal, Itália e México. Publicado em Portugal (quatro livros), Itália (seis livros), França (um livro), Alemanha (um livro),  Espanha (um livro) e Dinamarca, novela, ao lado de Mário Vargas Llosa, Alejo Carpentier, Jorge Luís Borges, Júlio Cortázar, Juan Rulfo,  Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade, entre outros autores da América Latina. Participou como convidado do Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra, Portugal, Feira Internacional do Livro de Frankfurt, Alemanha, Encontro de Poetas Iberoamericanos, em Salamanca, Espanha, e Festa Internacional do Livro de Cachoeira (Fliqinha), Bahia.  Um dos idealizadores da Academia de Letras de Itabuna.  Diretor Presidente do Centro de Cultura Adonias Filho, da Fundação Cultural do  Estado da Bahia,  com sede em Itabuna, atuação para o  Sul da  Bahia, e Presidente da Fundação Itabunense de Cultura.

     Transcrevemos abaixo  a relação de distinções e prêmios do escritor Cyro de Mattos.    
Prêmios e distinções\: Prêmio Internacional Cervantes da Casa dos Quixotes do Rio de Janeiro, para autores de língua portuguesa, 1968. Prêmio de Ficção Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras, 1978. Prêmio Nacional de Ficção Jorge Amado do Centenário de Ilhéus, 1981. Um dos Quatro Finalistas do Prêmio Internacional da Revista Plural do México, 1981. Prêmio Nacional de Ficção da Academia Pernambucana de Letras, 1983. Menção Honrosa do Jabuti, 1988. Comenda do Mérito Governo da Bahia, 1991. Prêmio Nacional de Poesia Ribeiro Couto da União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro, 1997. Prêmio Adolfo Aizen da UBE/Rio, 1997. Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes, 2001. Prêmio Nacional de Ficção da Academia Pernambucana de Letras, 2002. Prêmio Adolfo Aizen Hors Concours da UBE/Rio 2002. Finalista do Jabuti, 2002. Finalista do Jabuti,  2003. Terceiro Lugar Prêmio Nacional Emílio Moura da Academia Mineira de Letras, 2003. Prêmio Marcos Almir Madeira da UBE/Rio, 2005. Segundo Lugar do Prêmio Marengo d’Oro, Obra Estrangeira Publicada, Itália, 2006. Segundo Lugar do Prêmio Marengo d’Oro, Obra Estrangeira  Obra Inédita, Itália, 2006. Prêmio Maria Alice de Lucas da UBE/Rio, 2007. Prêmio Internacional de Poesia Leodegário Azevedo da UBE/Rio, 2011. Prêmio Cancioneiro Infantojuvenil do Instituto Piaget de Portugal, 2012. Prêmio Olívia Barradas da UBE/Rio, 2012. Prêmio Maria Alice de Silva Lima da UBE/ Rio, 2013. Prêmio Internacional Jean Paul Mestas de Poesia da UBE/Rio, 2013. Membro Titular do Pen Clube do Brasil, 2013. Prêmio de Ficção Pen Clube do Brasil, 2015. Membro Titular da Academia de Letras da Bahia, 2016. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz, Sul da Bahia, 2016. Prêmio Literário Nacional Cidade de Manaus, 2018.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário