Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

 

           EDITUS LANÇA MAIS UM LIVRO

           DO ESCRITOR CYRO DE MATTOS

 

 A Editus, Editora da UESC, acaba de lançar mais um livro de Cyro de Mattos. Intitulado “Gabriel García Márquez e outras crônicas”, a publicação reúne 43 crônicas distribuídas em três segmentos: crônicas literárias, crônicas de futebol e crônicas de natureza diversa. Na primeira parte do livro, o autor mostra o quanto é amarga a memória da indesejada, que chega para nos privar da companhia do companheiro de letras nessa viagem em que não há retorno. Ficam apenas as lembranças do personagem que inventou mundos com a palavra, o aceno daqueles que na passagem por este planeta dedicaram-se à arte literária com alma, força e vida. Assumiram a solidão de ler a vida através da linguagem tomada emprestada à fantasia.

Em comovidas pinceladas, o cronista ressalta as veredas percorridas pelo escritor ou poeta, que fez da vida crença e sonho, meta e persistência, solidão e ternura. João Ubaldo Ribeiro, Gabriel García Márquez, Monteiro Lobato, Sonia Coutinho, Francisco Carvalho, Telmo Padilha, Salim Miguel, Nelly Novaes Coelho, Jorge Amado e Caio Porfírio Carneiro dentre outros são os personagens que motivam as crônicas enfeixadas na primeira parte do livro, ora com a poesia da vida, ora com a tristeza que a morte marca no seu julgado irreversível.

Já na segunda parte, Crônicas Esportivas, o futebol é o assunto que centraliza o texto, ora focado no futebol amador, jogado com arte e encanto no campo esburacado da terra natal do cronista, ora é a tragédia que alcançou o time da chapecoense, matando em desastre aéreo quase o time todo. O evento sinistro fez nascer do pesar imenso a união na dor entre o povo brasileiro e o colombiano.

A terceira parte apresenta-se com o assunto de natureza diversa, ora pende da aventura humana na fase da infância, que era pura curtição no azul dos dias, quando ainda não existiam os divertimentos de hoje com os jogos eletrônicos, ora circula pela cidade grande, com sua agitação no cotidiano, disputa pelo espaço, medo de ser atingido por uma bala perdida quando se rezava na missa. O cronista também logra extrair da vida o caso da mulher pobre que teve quatro filhos duma só vez, gerando apreensões para criá-los no marido, um simples dono de uma venda.  São crônicas em que se pretende revelar que a vida passa e não se basta em si mesma,  é acrescida de significados pela linguagem literária quando articulada com sentimento e razão, o que dá valor a ela.

        Cyro de Mattos é autor de mais de cinquenta livros, de diversos gêneros.  Publicado também em Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Dinamarca, Rússia, México e Estados Unidos. Agraciado com o Prêmio Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, em 1970, livro Os Brabos, novelas, o Jabuti em 1988, Os Recuados, contos, e o Prêmio de Ficção Pen Clube do Brasil, com Os Ventos Gemedores, romance, em 2017. Membro das Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus. Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia). Na Rubem, revista digital de crônicas, publicada em Curitiba, escreve quinzenalmente, às quintas-feiras. A revista foi criada há cinco anos como homenagem a Rubem Braga, o grande cronista brasileiro. Pertence às Academias de Letras da Bahia, de Itabuna e de Ilhéus, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Pen Clube do Brasil.   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário