Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos em Salamanca – Espanha




Trinta e cinco poetas de diferentes lugares: Brasil, Colombia, Uruguai, Nicarágua, Equador, México, Portugal, Bolívia, Portugal e Japão estiveram em Salamanca para homenagear Fray Luís de León durante o XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos promovido pela Fundação Cultural de Salamanca,  nos dias 2 e 3 de outubro.   A antologia “Decíamos ayer”, reunindo  poemas de cada poeta convidado, foi publicada pela Fundação Cultural de Salamanca como parte das homenagens prestadas a Fray Luís de León durante o XVI Encontro. 




 Os poetas brasileiros que figuram na antologia são  Cyro de Mattos, Álvaro Alves de Faria, Rizolete Fernandes e Paulo de Tarso Correia de Melo. 
Dentre outros atos do Encontro constou com destaque  o  lançamento dos livros “Onde Estou e Sou/Donde Estoy y Soy”, de Cyro de Mattos, “Almaflita”, de Álvaro Alves de Faria” e  “Vento da Tarde”, de Risolete Fernandes, no Centro de Estudos Brasileiros, com apresentação dos poetas e leituras de seus poemas. . Cyro de Mattos ainda participou da abertura de exposição de uma vintena de seus livros no Centro de Estudos Brasileiros. Além disso,   fez leitura do seu poema dedicado  a Fray Luís de León no Teatro  Liceu. 


Cyro de Mattos no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca.


Não  menos representativo foi o ato que teve lugar na Faculdade de Filologia da Universidade de Salamanca sobre a poesia colombiana no qual participaram  os poetas: Jorge Cadavid, Juan Felipe Robledo, Catalina González  e Juan Pablo Roa, apresentados na oportunidade pela  professora de Literatura Hispanoamericana da USAL, poeta Maria  Ángeles Pérez López.

O XVI  Encontro de Poesia  Iberoamericana em Salamanca teve uma convidada especial, a japonesa Satoko Tamura, poeta e  tradutora de García Márquez, Neruda e  Vallejo, entre outros.

Ela pôs um toque oriental no Encontro,  participando dos atos  vestida com o quimono. Além de ler seu poema no Teatro Liceu, pode  dar a conhecer sua obra na   Casa do Japão, onde  esteve acompanha do pintor  Miguel Elías, que manteve um  diálogo com ela e o público  para que ficasse conhecido o rico mundo poético dessa simpática poeta Satoko Tamura.  


 Satoko Tamura




Nenhum comentário:

Postar um comentário