Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Exposição sobre a Copa do Mundo

Para aproximar seus usuários sobre as histórias das cinco vitórias do Brasil na Copa do Mundo e divulgar o acervo de livros sobre futebol, a Biblioteca Comunitária “Wolgran Junqueira Ferreira”, do Campus São João da Boa Vista, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), preparou duas exposições, intituladas “ Histórias Curtinhas de Todas as Copa do Mundo que o Brasil Foi Campeão” e “Craques das Palavras”. 
A antologia “Contos Brasileiros de Futebol”, com prefácio, notas e organização deste articulista, publicada pela Editora LGE, de Brasília, está participando da exposição “Craques das Palavras”.  O livro foi selecionado pelo Ministério da  Educação (MEC) em 2009 para  o Programa Nacional da Biblioteca Escolar (PNBE). Na oportunidade, com a seleção do MEC, entre centenas de livros enviados por editoras brasileiras, a antologia teve  uma edição de 20 mil exemplares, que foram distribuídos  nas escolas brasileiras.
A primeira exposição do IFSP é composta por cinco camisetas e por curiosidades que relembram os acontecimentos ocorridos nos anos em que o país do futebol foi campeão da Copa. Na segunda exposição, “Craques das Palavras”, as bibliotecárias Maria Carolina Gonçalves e Thais Mariano Cunha divulgam aos usuários oito obras literárias que tratam sobre o universo do futebol em suas histórias.
 Entre romances, contos e memórias, estão como destaque os livros “Futebol ao sol e à sombra” de  Eduardo Galeano, “Sabor de vitória”, de Fernando Vaz,  “O segundo tempo”, de Michel Laub, e “Contos Brasileiros de Futebol”.  Além desses livros, a exposição conta com  “Histórias de futebol” coletânea organizada por Maria Viana e Adilson Miguel.  Outros destaques da exposição são também os livros   “Dia de são nunca à tarde”, de Roberto Drummond, “Mãos de cavalo”, de Daniel Galera, e “Contos plausíveis”, de Carlos Drummond de Andrade, no qual figura a conhecida história “O torcedor”.  
Já a antologia “Contos brasileiros de futebol” reúne  grandes craques de nossas letras que escreveram sobre essa forte paixão do homem brasileiro, o futebol. E, entre eles, estão Hélio Pólvora, Deonísio  Silva, Caio Porfírio Carneiro, Edilberto Coutinho, Salim Miguel, Hélio Pólvora, Adyr Schlee, Sérgio Sant’Ana, Renard Perez e Duílio Gomes.
Os livros selecionados para a exposição que tem como tema a Copa do Mundo estarão em exposição até o final da Copa do Mundo no Brasil.  Os visitantes que forem à Biblioteca também poderão conferir a decoração especial preparada para torcer pelo Brasil.
Para as bibliotecárias Maria Carolina e Thais, a “iniciativa da exposição é informar aos visitantes sobre os momentos marcantes das copas dos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, bem como incentivar a leitura de livros cujo pano de fundo narrativo é o esporte mais querido de nosso país”.
Ressalte-se que, além dessa exposição realizada pelo Instituto Federal de Tecnologia, Ciências e Artes de São Paulo (IFSP),  a antologia “Contos brasileiros de futebol” integra o acervo do Museu de Futebol Manoel Garrincha, do Estádio Maracanã, que mantém uma exposição permanente sobre a história do  nosso esporte mais popular. Outro livro deste articulista  que figura na exposição permanente do Museu de Futebol Manoel Garrincha é “O dia em que vi Garrincha jogar”, contos, Prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores/Rio, publicado pela Saraiva na Coleção Jabuti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário