Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2015



Outros Poemas da Cidade Antiga

Por Cyro de Mattos

I

Soneto do Campo da Desportiva

De zinco era coberta a arquibancada,
A cancha tinha um piso esburacado.
Nem um pouco essa chuva demorada
Conseguia deixar desanimado

O torcedor, que curtia a jogada
Do seu ídolo na bola passada.
Dos pés a mágica mostrava  ser
Tudo um sonho para nunca esquecer.

O gol de placa do atacante quando
A partida já chegava ao final
E a marca da seleção que venceu 

Tantas vezes o intermunicipal
Seguiram-me na torcida de meu
Time pelos estádios do mundo.   







II


Soneto de Itabuna

Encontro-me no verde de teus anos,
Como sonho menino nos outeiros,
Afoitas minhas mãos de cata-vento
Desfraldando estandartes nessas ruas.

São meus todos esses frutos maduros:
Jaca, cacau, mamão, sapoti, manga.
E esta canção que trago na capanga
É o vento soprando nos quintais.

Quem me fez estilingue tão certeiro
Nos verões das caçadas ideais?
Quem nesse chão me plantou com raízes

Fundas até que me dispersem ventos
Da saudade e solidão? Ó  poema!
Ó recantos! Ó águas do meu rio!














       III                                      



                                             Soneto de Carnaval


                                                   Pelo salão com a espada de pau,
        O olho tapado na cara de mau
                                              E a cigana que finge ser real
        O seu primeiro amor no carnaval.

                                              Agora estão  na praça principal
                                              Afoxés* e batucadas da nau,
        Teu  tempo de confetes, serpentinas
        E a lança que perfuma em cada esquina.

                               Era um grande barulho que fazias
        Na vida cheia de cores e alegrias,    
                                                         Com o preto, branco, rico, pobre. Ó meu

                                                         Marujo, de lá pra cá, sei dizer
                                                        Que noutra  onda rolou o mundo teu
                                                        E, na orla, nunca soubeste o porquê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário