Páginas

domingo, 28 de junho de 2020


                  

           Outra Perda  Enorme
                                      
                                Cyro de Mattos

Ano de  tristezas. Mal me refaço da grande perda com o escritor e confrade João Carlos Teixeira Gomes, o amigo Joca,   recebo outra notícia que abala quando leio na mídia  que o  professor e escritor Luís Henrique Dias Tavares também nos deixou. Professor emérito da Universidade  Federal da Bahia, ilustre membro da Academia de Letras da Bahia, ficcionista dos bons e um dos mais completos conhecedores de história da Bahia. Há tempos que se comentava  na Academia de Letras da Bahia que seu estado de saúde era delicado. 
 Se  era para continuar a sofrer, sem possibilidades de voltar ao bom convívio  de familiares e amigos, prostrado sem forças em  difícil quadro, pensava comigo ser melhor partir para o descanso na cidade onde se tem  um sono sem sonho. Mas ninguém quer abdicar da esperança nessas horas em que tudo que é feito não reverte o quadro.  Onde há um fio de vida, sempre o  coração é aceso com a  chama da esperança, que nos dá a crença  de que  os dias poderão voltar a ser  como antes.
O confrade Luís Henrique Dias Tavares  foi meu professor de história no Colégio da Bahia (Central), nos idos de 1955. Era querido pelos alunos, que ficavam seduzidos com seus dizeres límpidos na aula de  história. Fazia-nos ver que a vida vertia  conhecimentos históricos com leveza ali na sala de aula. Dominava com simplicidade o assunto,  que transmitia com alma aos alunos. Ninguém naquele momento, sustentado com o saber daquele professor de estatura baixa,  ficava desatento. Seus  ensinamentos chegavam  precisos, acessíveis, dava-nos prazer O professor revelou-se tempo depois como agradável ficcionista, cronista premiado pela Academia  Brasileira de Letras.   
Aquele homem prestimoso  foi o responsável pelo meu ingresso na Academia de Letras da Bahia. Um dia, telefonou-me perguntando se eu não queria fazer parte da entidade,  que precisava de gente  nova para renovar seus quadros. Aconteceu o telefonema no segundo semestre de 2002.  Adiantou-me que eu não  ocuparia um  lugar merecido  de membro efetivo,  porque, na minha condição de escritor residente no interior, os estatutos  não admitiam isso, só permitiam que  apenas me tornasse sócio correspondente da instituição. Respondi que aceitava, era uma honra o convite que recebia dele para exercer  importante mister.
Com a alteração dos estatutos anos mais tarde, um grupo de confrades generosos,  integrados pelos acadêmicos Aramis Ribeiro Costa, Joaci Goes, Gerana Damulakis e  João Carlos Teixeira Gomes,  sustentou a bandeira para que eu  me tornasse membro efetivo da Academia de Letras da Bahia.  Tinha a certeza  que,  se o confrade Luís Henrique Dias Tavares estivesse bem de saúde naquela oportunidade,  viria se juntar a esse grupo de acadêmicos,   que abonava dessa vez  minha  candidatura para membro efetivo da instituição.
Foi um homem de notório saber, erudição e sensibilidade andavam com ele   animadas para que a vida fosse beneficiada com novas  riquezas de conhecimento da história,  cores  que fazem bem aos olhos, sons que agradam aos ouvidos. Só poucos conseguem erguer um acervo tão digno como ele  no seu  ser-estar, no seu  pensar o mundo e sentir a vida. 
Ó tempo, ó vida, ó solidão. É assim que fomos feitos para passar a cada dia,  como o vento que  agora esteve aqui e foi embora? É assim mesmo essa  viagem em que  seguimos como passageiros limitados e contraditórios?  Somos náufragos  do barco que singra sem rumo por  mares desconhecidos?
            Sou cristão, também tenho a crença nos orixás, herdada de minha bisavó paterna. Essa condição sincrética de fé sempre me motivou a continuar na jornada. Compele-me que siga adiante   escrevendo  ficções, ensaios e  poemas na tentativa de fazer a leitura do mundo mais completa.  Como nesse agudo instante em  que acabo de concluir um poema para ser dedicado ao meu   atencioso confrade e saudoso mestre.    
          Como pequena homenagem, abaixo transcrevo o  poema.

Ó Tempo

Para Luís Henrique,
em memória.

Quem entende teu gesto?
O passado não tem volta.
Não se esvaem as dores
presas  ao  presente.

O vento que se aloja
em tuas asas  fabrica
o reino das questões
que não se decifram.

Em rigor de atitude
no musgo de teu muro
pões frieza no meu peito
quando cai o inverno.

Até no encanto assustas,
a flor que aparece
é a mesma que breve
no pó desaparece.

Oculto  nessa palavra
que ceifa  a inocência,
a solidão das horas
em  teu enigma me ofertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário