Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2021

 

Obras de Myriam Fraga

são digitalizadas

 

A poeta e acadêmica Myriam Castro Lima Fraga (1937-2016), que muito engrandeceu a literatura baiana, terá toda a sua obra disponibilizada em site, uma escritora premiada e reconhecida pela força do seu texto poético, sendo a sua obra uma referência e objeto de estudos acadêmicos. Muitos de seus livros tiveram uma edição reduzida e há tempo se fazia necessária a criação de um site onde as publicações em formato de e-book ficassem acessíveis e a sua fortuna crítica estivesse contemplada.

Myriam deixou uma obra com mais de 20 livros publicados entre poesia e prosa, além da participação em dezenas de antologias, no Brasil e no exterior. Assim é que está sendo lançado o Selo Myriam Fraga, pela Editora Oiti, com curadoria de Bete Capinan, e Angela Fraga, sua filha e atual diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelô. Ele visa divulgar e perpetuar a obra da imortal baiana, especialmente diante da crescente demanda de interesse de estudos em torno da sua poesia e de sua trajetória.

O projeto conta com o apoio financeiro do estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon, pelo Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Myriam conviveu com importantes escritores e artistas, em especial com o escritor Jorge Amado e o artista plástico Calasans Neto, que ilustrou seus livros e foi um de seus parceiros na criação da lendária Editora Macunaíma. Como administradora e de vida cultural intensa, ela foi uma das instituidoras da Fundação Casa de Jorge Amado, em 1986, e sua diretora por 30 anos; além de acadêmica, foi vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, na gestão do centenário da instituição do Palacete Góes Calmon, no bairro de Nazaré, quando presidida pela professora e acadêmica Evelina de Carvalho Sá Hoisel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário