Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2021

 

CYRO DE MATTOS, POEMAS DE TERREIRO E ORIXÁS*

                        Por Gildeci de Oliveira Leite**

Degusto em uma qualificada barraca “Abará, acarajé/ adum, ajabô/ lelê, amalá/ arroz de hauçá/ caruru, vatapá/ xinxim de galinha/ aberém, acaçá/ bobó de camarão/ e ainda mungunzá.” Para produzir essas e outras especiarias, o chefe de cozinha precisa conhecer Palmares “ritmo da liberdade/ batuque da igualdade, manual de fraternidade”. Comidas assim, feitas de dendê e cereais, alimentam a alma e fazem a juventude saber que “Jesse Owens ganha de Hitler/ nas olimpíadas da Alemanha”, que Lima Barreto, Martin Luther King, Zumbi e Pelé possuem o “gingado, rebolado, a batida, / o canto. O riso escancarado/ na passarela da Sapucaí.” Eu bem sei como a felicidade vinda do axé incomoda!

Quando visitarem essa Barraca de “Poemas de Terreiro e Orixás”, saberão que há dois grandes tabuleiros diversos e coesos: um negro bazar. Lá se enaltece a “Abolição”, denuncia o “Pelourinho” e a “Escravidão”, lembra-se de ícones nossos como “Preto Domingos”, “Mestre Bimba”, “Severina Nigeriana”, “Negrinha Benedita”, “Rainha Menininha”, “Mãe Stella de Oxóssi”, Besouro, Samuel Querido de Deus, Algemiro Olho de Pombo, Feliciano Bigode de Seda, Pedro Porreta, Sete Mortes, Pastinha e Bimba. A leitura é uma delícia, pois os tabuleiros são fartos, de elevado nível, possuem visgo de jaca encantado, grudam de forma agradável desde a primeira palavra, é “Preceito, respeito”, diz de um jeito “Se for de paz, / venha cá, / vamos conversar com os orixás.”

Nos tabuleiros, há diversão e aprendizado, há sorriso e contestação, um chama-se “Poemas de Terreiro” e o outro “Poemas de Orixás”. A respeito do primeiro, passei umas dicas sobre as delícias, que podem ser encontradas. Já no tabuleiro, “Poemas de Orixás”, a poesia bela e didática diz que orixá “Ouve a queixa, / aconselha. Dá remédio, / concede graça. Abre caminhos / desfaz quizila. Rumo que clareia todas as tormentas”. Com Cyro de Mattos é possível ouvir poesia, abrir imagens em nossa cabeças, saber sobre Exu, Ogum, Xangô, Oxóssi, Oxum, Iemanjá, Iansã, Oxalá, Boiadeiro, Vovó Maria Conga, Iroko, Nanã e outros encantados.

Cá entre nós, o grande escritor e vivo ancestral Cyro de Mattos é um bom e agradável matreiro. Em dois grandes tabuleiros de um único livro, o poeta oferece ao leitor um valioso patrimônio poético, trazendo aos mais curiosos e/ou didaticamente comprometidos, um glossário com os ícones citados e com nossas afro-brasilidades. Assim, o livro com seus tabuleiros, se apresenta como obra de arte que é acompanhada de suporte aos que desconhecem aspectos de nossa cultura. Sugiro o livro de Cyro de Mattos para o deleite, a fruição, para compromissos com a diversidade e com a cultura negra, para “cantar o canto negro com todas as notas.”. (Transcrito de “A Tarde”, 5.9.2021)

* “Poemas de Terreiro e Orixás”, Cyro de Mattos, Edições Mazza, Belo Horizonte, 2019.

** Gildeci de Oliveira Leite, escritor, membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, professor do PPGELS/MPEJA — UNEB.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário