Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Biografia de Cyro de Mattos

Biobibliografia


Cyro de Mattos nasceu em Itabuna, cidade do sul da Bahia, em 31 de janeiro de 1939, filho de Augusto José de Mattos e Josephina Pereira de Mattos. Primeiros estudos na cidade natal. Completa o ginasial no Colégio Maristas, em Salvador, faz o curso clássico no Colégio da Bahia (Central). Diplomado em advocacia pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em 1962. Como universitário dirige o jornal “A Palavra”, do Centro Acadêmico Ruy Barbosa.. Advogado aposentado, depois de militar durante quarenta anos nas comarcas da  região cacaueira na Bahia. Jornalista com passagem na imprensa do Rio de Janeiro,  onde foi redator do “Diário de Notícias”, “Jornal do Comércio” e “ O Jornal”. Ainda no Rio de Janeiro,, de 1966 a 1971, colaborou com artigos e contos nas revistas “A Cigarra”, “Cadernos Brasileiros” e  “Leitura”, no “Jornal do Escritor”, “Jornal de Letras”, suplementos literários do “Jornal do Comércio” e “Jornal do Brasil”. Nos últimos vinte e cinco  anos colaborações suas aparecem na “Revista da Bahia” (Salvador), revistas “Exu”, da Fundação Casa de Jorge Amado (Salvador), “Quinto Império”, do Gabinete Português de Leitura (Salvador), “Iararana” (Salvador),  “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde” (Salvador), “O Escritor”, da União Brasileira de Escritores (São Paulo), “Jornal da Manhã” (Sergipe), “Tribuna do Escritor” e  “RioArtes” (Rio de Janeiro),   “Suplemento Literário  de  Minas  Gerais” (Belo Horizonte), Revista de Literatura Brasileira (São Paulo) e “Literatura” ( Brasília).
        
Contista, poeta, cronista, ensaísta e autor de livros infantis. Já publicou  38 livros, possui 50 prêmios literários, e, entre eles, o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, concedido pela Academia Brasileira de Letras para o livro “Os Brabos”, o Prêmio Jabuti (menção honrosa) para “Os Recuados”, o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte para “O Menino Camelô” e, com o “Cancioneiro do Cacau”, o Prêmio Nacional Ribeiro Couto da União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro, para livros inéditos, e o Segundo Prêmio Internacional Maestrale Marengo d’Oro, Gênova, Itália. . Recebeu também os títulos da Ordem do Mérito da Bahia e Personalidade Cultural da União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro. Participa de várias antologias internacionais do conto, como “Visões da América Latina”, publicada na Dinamarca, incluindo, entre outros, Jorge Luís Borges, Alejo Carpentier, Miguel Angel Asturias, Juan José Arreola, Julio Cortazar, José Donoso, Mario Vargas Llosa, Juan Carlos Onetti, Juan Rulfo, Mário de Andrade, Aníbal Machado e Clarice Lispector, e “Narradores da América Latina”, editada na Rússia, em que figuram, entre outros, Julio Cortazar, Mario Benedetti e Rosário Castellanos. Poemas seus foram incluídos na antologia “Poesia do Mundo 3”, organizada por Maria Irene Ramalho de Sousa Santos, da Universidade de Coimbra,  publicada em Portugal, com tradução de  Manuel Portela para o inglês, reunindo poetas de dezesseis países.

 O nome de Cyro de Mattos figura em obras como “Novo Dicionário da Língua Portuguesa”, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, “Dicionário Literário Brasileiro”, de Raimundo de Menezes, “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, de Afrânio Coutinho, “Literatura e Linguagem”, de Nelly Novaes Coelho, “Navegação de Cabotagem”, de Jorge Amado, “Bibliografia Crítica do Conto Brasileiro”, de Celuta Moreira Gomes e Theresa da Silva Aguiar, e “Enciclopédia Barsa”. Participou como convidado do III Encontro Internacional de Poetas da Universidade de Coimbra,
Portugal, em 1998, e da Feira do Livro em Frankfurt quando autografou a antologia poética “Zwanzig Gedichte Von Rio und andere Gedichte”, tradução de Curt Meyer-Clason, publicada pela Projekte-Verlag, de Halle. Foi um dos três poeta brasileiros que participou como convidado do XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos promovido pela Fundação Cultural de salamanca, Espanha, em outubro de 2013. A obra de Cyro de Mattos tem sido reconhecida pelos críticos como significativa e, pela versatilidade que alcança em sua expressividade, linguagem adequada e moderna, já faz parte da literatura brasileira contemporânea. Pertence à Academia de Letras da Bahia e ao Pen Clube do Brasil..



 Do Autor


FICÇÃO E PROSA 

“Os Brabos”, contos, Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, da Academia Brasileira de Letras, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, l979.
“Duas Narrativas Rústicas”, contendo “Inocentes e Selvagens”, Prêmio Internacional Miguel de Cervantes, da Casa dos Quixotes, Rio de Janeiro, e “Coronel, Cacaueiro e Travessia”, Menção no Concurso Internacional de Literatura da Revista Plural, México; Editora Cátedra, Rio de Janeiro, l985.
“Os Recuados”, contos, Prêmio Leda Carvalho da Academia Pernambucana de Letras, Prêmio Jorge Amado do Centenário de Ilhéus, Menção Honrosa no Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. TCHÉ! Editora, Porto Alegre, l987.
“Berro de Fogo e Outras Histórias”, Prêmio Nacional de Ficção da Academia Pernambucana de Letras 2002, : Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Sul da Bahia), Fundação Casa de Jorge Amado (Salvador)  e Editus - Editora da  Universidade Federal da Bahia., 1997.
“O Mar na Rua Chile”, crônicas, Finalista do Prêmio Jabuti – 2000, Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus,  l999.
“Natal das Crianças Negras”, conto, edição em seis idiomas, capa e ilustrações de Calasans Neto, LGE Editora, Brasília, 2007.
“Alma mais que tudo”, crônicas, capa de Ângelo Roberto, LGE Editora, Brasília, 2006.
“O Velho Campo da Desportiva”, crônicas e memórias, LGE Editora, Brasília, 2010.

POESIA

“Cantiga Grapiúna”, Edições GRD, São Paulo, l98l.
“No Lado Azul da Canção”, Editora Cátedra, Rio de Janeiro, l984.
“Lavrador Inventivo”, Editora Cátedra/Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, l984.
“Vinte Poemas do Rio”, Editora Cátedra, Rio de Janeiro, l985; “Vinte Poemas do Rio” (Twenty River Poems),  edição bilíngüe, com tradução de Manuel Portela para o inglês, EDITUS, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Sul da Bahia, 2001..
“Viagrária”, capa e ilustrações de Minelvino, Roswitha Kempf/Editores,. São Paulo, l988.
“A Casa Verde”, capa e ilustrações de Ângelo Roberto, bilíngüe, tradução para o inglês de Luiz Angélico,  Roswitha Kempf/Editores, São Paulo, 1988. 
“Cancioneiro do Cacau”, Prêmio Nacional Ribeiro Couto, da União Brasileira de Escritores, Rio de Janeiro, para obras inéditas, em 1997, Prêmio Centenário Emílio Moura (Terceiro Lugar), da Academia Mineira de Letras, Finalista do Prêmio Jabuti, Segundo Prêmio Internacional Maestrale Marengo d’Oro, Genova, Itália, ; ilustração da capa  Minelvino, Ediouro Publicações, Rio de Janeiro, 2002.
“Os Enganos Cativantes”, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Letras da Bahia, Salvador, 2002..
“Canto a Nossa Senhora das Matas”, edição português-alemão, tradução de Curt Meyer-Clason, ilustração da capa e internas de Calasans Neto,  Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, 2004.
“Poemas escolhidos/Poesie scelte”, edição bilíngüe, tradução de Mirella Abriani, Segundo Prêmio Internacional de Poesia Maestrale Marengo d’Oro, para livros inéditos,  Gênova, Itália, Editora Escrituras,  São Paulo, 2007. 
“Vinte e Um Poemas de Amor”, Editorial Dobra, São Paulo, 2011.
“Ecológico”, Editora da Universidade do Estado da Bahia, Coleção  Nordestina, desenho da capa Calasans Neto, Salvador, 2013.
“Onde Estou e Sou”, português e espanhol, versão de Alfredo Pérez Alencart, Ler Editora, Brasília, desenho da capa Ângelo Roberto, 2013.


LITERATURA INFANTOJUVENIL


“O Menino Camelô”, poesia, Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes; adaptado para o teatro na  VI Bienal Internacional  do Livro, Rio de Janeiro, Projeto “Cantos de Contos”, do Sindicato Nacional de Editores de Livro, um dos sete selecionados por comissão da Câmara Brasileira do Livro;   Atual Editora, São Paulo, la. edição – l992; 11ª. . edição – 2006..
“Palhaço Bom de Briga”, poesia, L&PM Editores, Porto Alegre, la.. edição – l993, 3a. edição – l999.
“Oratório de Natal”, poesia, Empresa Gráfica da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Fundação Cultural do Estado da Bahia,  Coleção Letras da Bahia, Salvador, l997.
“O Circo do Cacareco”, poesia, Atual Editora, São Paulo, la. edição – l998, 6a. edição – 2006.
 “Histórias do mundo que se foi”, Prêmio Adolfo Aizen da UBE (Rio), Editora Saraiva, 2003. 4ª. edição 2011.
“O Goleiro Leleta e Outras Fascinantes Histórias de Futebol”, Prêmio Hors Concours Adolfo Aizen, Editora Saraiva, São Paulo, 2005.
“O Menino e o Boi do Menino”, Editora Biruta, São Paulo, 2007.
“O Menino e o Trio Elétrico”, Editora Atual, São Paulo, 2007, Prêmio Maria Alice de Lucas, da União Brasileira de Escritores (Rio), 2008.
“Roda da Infância”, novela, Editora Dimensão, Belo Horizonte, 2009.
“Lorotas, Caretas e Piruetas”, Prêmio Alice Silva Lima, União Brasileira de Escritores, Rio, Editora RHJ, Belo Horizonte, 2011.
“O que eu vi por aí”, Editora Biruta, São Paulo, 2013.




ORGANIZAÇÃO DE ANTOLOGIA E COLETÂNEA

“Contos Brasileiros de Bichos”, com Hélio Pólvora, Edições Bloch, Rio de Janeiro, 1979.
“Itabuna, Chão de Minhas Raízes”, prosa e poesia, Oficina do Livro, Salvador, 1996.
“Ilhéus de Poetas e Prosadores”, Empresa Gráfica da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Letras da Bahia,  Salvador, 1998.
“O Conto em Vinte e Cinco Baianos”, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz EDITUS, Coleção Nordestina, Ilhéus, 2000.
“O Triunfo de Sosígenes Costa”, com a colaboração de Aleilton Fonseca, Prêmio Marcos Almir Madeira, UBE/Rio, Editus, Coleção Nordestina, Ilhéus, Bahia, 2005.
“Contos Brasileiros de Futebol”, LGE Editora, Brasília, 2005.
“Histórias Dispersas de Adonias Filho”, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, 2011.

PARITCIPAÇÃO EM ANTOLOGIA E COLETÂNEA

“Textos de Autores Baianos”, Edições GRD, Salvador, 1967.
“Doze Contistas da Bahia”, Editora Record, Rio de Janeiro, 1969.
“Contos Premiados no Concurso Orlando Dantas”, Livraria São José Editora/Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1969.
“Poesia Moderna da Região do Cacau”, organização de Telmo Padilha, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1977.
“Moderno Conto da Região do Cacau”, organização de Telmo Padilha, Edições Antares, Rio de Janeiro, 1978.
“Cacau em Prosa e Verso”, organização de Hélio Pólvora e Telmo Padilha,  Edições Antares, Rio de Janeiro, 1978.
“Doze Poetas Grapiúnas”, seleção de Telmo Padilha,  Edições Antares, Rio de Janeiro, 1979.
“Novos Contos do Cacau”, organização de Euclides Neto, Horizonte Editora, Brasília, 1987.
“A Poesia Baiana no Século XX”, organização de Assis Brasil, Editora  Imago, Rio de Janeiro, 1999.
“A Sosígenes, com  afeto”, organização de Hélio Pólvora, Edições Cidade de Salvador, Salvador, 2001.
“Com a palavra o escritor”, organização de Carlos Ribeiro, Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, 2002.
“Fauna e Flora nos Trópicos”, organização de Beatriz Alcântara e Lourdes Sarmento , Secretaria da Cultura e Desporto do Ceará, Fortaleza, 2002.
“Antologia Panorâmica do Conto Baiano”, organização de Gerana Demulakis, Edituis, Ilhéus (BA), 2004.
“Antologia: Varinha Mágica”, organizada por Nelly Novaes Coelho, Editora Harbra, São Paulo, 2005.
“Poesia Sempre”, revista da Fundação Biblioteca Nacional, , Ano 13, número 20, p. 101-105, março, Rio de janeiro, 2005.  
“Geopoemas”, organização de Luiz Angélico da Costa, EDUFBA, editora da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.
“Esteja a Gosto!”, Maria da Lourdes Simões Neto, EDITUS, editora da Universidade Estadual de Santa cruz, Ilhéus, Bahia, 2007
“Amor à Brasileira”, seleção de Caio Porfírio Carneiro e Guido Fidelis, LGE Editora, Brasília, 2008.
“ Pastores de Virgílio”, organização de Álvaro Alves de Faria, Editora  Escrituras,  São Paulo, 2009. Entrevista; “Ser Poeta no Sul da Bahia”.
“Brasil Retratos Poéticos”, organização de José Inácio Vieira Melo e Raimundo Gadelha, Editora Escrituras, São Paulo, 2009.



OUTRAS PUBLICAÇÕES

 “Poetas Baianos – Geração Mapa até 1900”, dois poemas, Revista Exu, n* l8, Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, 1990.
“O Menino Camelô”, poesia,  adaptado para o teatro na  VI Bienal Internacional  do Livro, Rio de Janeiro, Projeto “Cantos de Contos”, do Sindicato Nacional de Editores de Livro, um dos sete livros selecionados por comissão da Câmara Brasileira do Livro;    l992...
“Segredos da Bahia”, Albani Galo Diez, excerto do poema “Rio Cachoeira”, FTD, São Paulo, 1997.
“Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões”, com os Anais do IV Seminário Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa, fragmentos de escrita: “Inocentes e Selvagens” e “Coronel, Cacaueiro e Travessia”, contos, Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – EDITUS, Ilhéus, 1997/1998.
“Português: Linguagens”, William Roberto Cereja e Thereza Cochar  Magalhães”, 6ª, poesia infantil “ Meu Jardim”, Atual Editora, São Paulo, 1998.
“Poesias e Crônicas Grapiúnas”, CD, com os poemas “O Embarque”, “O Rio”  e a crônica “A Cidade na Memória”, produção Luz da Cidade, Niterói, Rio de Janeiro, 2000.
“Literatura Infantil”, Nelly Novaes Coelho, Editora Moderna, São Paulo, 7ª. . edição,  revista e atualizada., 2005.
“Fios da Linguagem”, para alfabetização e letramento, Olívia Franco, poemas infantis “O Macaco Cacareco” e “O Elefante Bamba”, Editora Miguilim, Belo Horizonte, 200l.
“Conhecer e Descobrir”, Maria Rita Costa de Souza e Wilma Jane Lekevicius Costardi, com o poema “Arco-Íris”, Editora FTD, São Paulo, 2004.
“Descobrindo a Gramática”, Cílio Giacomazzi, Gildete Valério, Geonice Valério,   Editora FTD, São Paulo, 2007. Com o poema “Meu Jardim”.
“O Livro das Revelações”, organizado por Diógenes Cunha Lima, Editora Baobab, Natal, Rio Grande do Norte, 2013.








NO EXTERIOR

 Em Antologias, Revistas e Jornais


“Der Alte Flub”, na antologia “Moderne Brasilianische Erzähler” (Modernos  Contistas do Brasil), Editora Walter, Alemanha/Suíça, 1968. Conto: “ O Velho e o Velho Rio”.Tradutor  Carl Heupel.
“Starik e Staráia Reká”,  na antologia “K Iugu of Rio Grande” (Narradores da América Latina), Edições Molodáia Guardia, Moscou, 1973. Conto: “O Velho e o Velho Rio”. Tradutora Helena Riánzova..
 “Klagesang i Klippene”, na antologia “Latinamerikas Spejl” (Visões da América Latina), Editora Vindrose, Kopenhagen, Dinamarca, 1982. Novela: “Ladainha nas Pedras“. Tradutor Uffe Harder
“Cancioneiro 80”,  no  jornal “Letras & Letras”, n* 52, Porto, Portugal, 199l. Poemas: “Canção Ribeirinha, “A Arara”, “Na Brisa”, “No Mar Enigma”, “Diante do Rio” e “A Águia” , foto do autor, seleção e  apresentação  de Ana Maria Saldanha Dias. 
“Contos Premiados no Concurso Joaquim Namorado”, Câmara Municipal de Figueira da Foz, Portugal, 1992. Conto “Berro  de  Fogo”, com o título “Olhos de Fogo”.
“Antologia de Poesia Contemporânea Brasileira”, organização de Álvaro Alves de Faria, Editora Alma Azul, Coimbra, Portugal, 2000. Poemas: “Mar de Fernando Pessoa” e “Soneto Agônico do Cacau”. Tradutor Manoel Portela. 
“Ancianos em sus notaciones de amor” (Velhinhos em suas notações de amor), conto, no jornal “La Crónica de Hoy”, Grupo Editorial Convergência, 12 de agosto de 2001, México, www.cronica.com.mx/2001/ago/12/dominical/html
 ”Poesia do Mundo/3”, antologia bilíngüe, organização de Maria Irene Ramalho de Sousa Santos, Edições Afrontamento, Porto, Portugal, 2001, reunindo poetas de dezesseis países. Poemas “ Versinverse in the Flora” (Do Versinverso da Flora) e “Dead River” (Rio Morto). Tradutor Manuel Portela.
“Beacons”, revista da Associação de Tradutores Americanos e do Departamento de Inglês  da Universidade Estadual de  Plattsburgh, Nova York, Estados Unidos, número 9, 2003, reunindo poetas de  treze países. Poemas “Da Parição” (Giving Birth” e  “Antemanhã” (Pre-Dawn). Tradutor Fred Ellison.
“Poetas Revisitam Pessoa”, organização de João Alves das Neves, reunindo 50 poetas de Portugal e Brasil, Universitária Editora, Lisboa, 2003. Poema: “Mar de Fernando Pessoa”.
 “Alfonso Reyes Un Brasilianista”, em Boletim   “ La Capilla  Alfonsina”, vol.  4, No. 4, Abril Del 2005, Mexico.  Artigo: “O Brasilianista Alfonso Reyes”, tradutora Alicia Reyes, 
“Saudade”, revista de poesia dirigida por Antonio José Queirós, número 3, reunindo poetas de  dez  países, Amarante, Portugal, 2000. Poema : “Mar Morto”.
“Poème Blanc”, em “Cahiers de Poésie JALONS”, número 84, Vichy, França, 2006. Tradutores  Christiane e Jean-Paul Mestas.
“A Minha Vida É Uma Memória”, Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, 5* Concurso Poético, Instituto Piaget, Almada, Portugal, 2005. Poema: “O Menino e o Mar”
“Sagarana”, revista literária da Escola Criativa de Escritura de  Milão, Itália,  editada por Júlio Monteiro Martins, da Universidade de Pisa. Crônica: “  Coppa del Mondo a Cinelándia” (Copa do Mundo na Cinelândia). Tradução de Mirella Abriani, 26 de julho de 2006.
“Antologia di Natale di Pace e D’Amore”, organização de Marco Delpino,  Editora Tigullio Bacherontius, Santa Margheirta Ligure, Itália, 2006. Conto: “Natale dei Bambini Neri”, tradução de Mirella Abriani.
“Saudade”, revista de poesia, número 8, reunindo poetas de quatro países, Amarante, Portugal, 2006. Poema: “Poemeto do Pintor”
“Revista Oficina de Poesia”, números 8 e 9, edição comemorativa de dez anos de existência, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Palimage Editores, Viseu, Portugal, 2007. Poemas: “Os Ventos Gemedores” e “Campeio”. 
“The Dirty Goat”, revista de arte e literatura, número 17, editada por Joe Bratcher e Elzbieta Szoka, reunindo poetas de onze países, Host Publications, Austin, Texas, 2007. Poemas “Rio Definitivo”, “Canção Ribeirinha”, “Canoa”, “Soneto do Rio Cachoeira”, “Águas” e “Anotações sobre o Rio”. Tradutor Fred Ellison.
“Decyamos ayer”, organizada por Alfredo Pérez Alencart, EDIFISA, Salamanca, Espanha, 2013. Poemas: “Soneto de Itabuna”, “Mi Paso”, “Guitarra”, “Erótico”, “Murciélago”, “Este Cristo”, “Navidad de los Niños Negros” e “Soneto de Fray Luís de Léon”
* Nos últimos anos vem participando, com poemas, da revista eletrônica “Isla Negra”, patrocinada pela Unesco,  editada por Umberto Impaglione, na Espanha,  e  no sítio “Poesie pour tous”, editado por  Pedro Vianna, na França. 



Em Livro

“Vinte Poemas do Rio”, edição inglês-português,  Palimage Editores, Viseu, Portugal , tradução de Manuel Portela.  2005.
“Ecológico”, poesia, Palimage Editores, Viseu, Portugal, 2006.
“Poesie della Bahia/Poesia da Bahia”, tradução de Mirella Abriani, Runde Taarn Edizioni, Gerenzano (Varese), Itália, 2008. 
“Zwanzig Gedichte von Rio und andere Gedichte”, Projekte-Verlag, Halle, Alemanha, tradução de Curt Meyer-Clason, 2009.
“Canti della terra e dell’acqua”, tradução de Mirella Abriani, Romar Editrice, Milão, 2010. Prêmio leodeghário Azevedo Filgo, união Brasileira de escritores, Rio (2010).
“De tes instants dans le poème/De teus instantes no poema”, versão de Pedro Vianna, desenho da capa de Ângelo Roberto, Les Editions Du Cygne, Coleção Poesia do Mundo, Paris, 2012.
“Il Bambini e Il Trio Elétrico”, tradução de Mirella Abriani, Editora Romar, Milão, Itália,  Prêmio Leodegário Azevedo, UBE/RJ, 2013.
“Vinte e um poemas de amor”, Editora Palimage, Coimbra, Portugal, ilustrações de Edsoleda Santos, 2013.

Na  Internet
www.edukbr.com.br/leituraeescrita www.secrel.com.br/jpoesia/poesia.html
www.uc.pt/poetas/people/brasil.htm
www.palimage.pt
www.escrituras.com.br www.ube.org.br
www.editorasaraiva.com.br

Bibliografia sobre o Autor 

Em Livro 

AMADO, James. “Este Livro de Crônicas”, apresentação de “O Mar na Rua Chile e Outras Crônicas”, EDITUS, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, sul da Bahia, Ilhéus, Bahia, 1999. 
ARREGUY, Clara. “O Percurso de Uma Paixão”, apresentação de “O Velho Campo da Desportiva”, crônicas, LGE Editora, Brasília, 2010.
BRASIL, Assis. Orelha de “Cancioneiro do Cacau”, Ediouro Publicações, Rio de Janeiro, 2002.
BRITO, Mário da Silva. Orelha de “Lavrador Inventivo”, Editora Cátedra/Instituto Nacional do Livro, Rio de Janeiro, 1984.
CARNEIRO, Caio Porfírio. “Um Cronista”, orelha de “Alma mais que tudo”, crônicas, LGE Editora, Brasília, 2006.
CAPINHA, Graça. “Tão ser tão pedra tão água”, apresentação de “Vinte Poemas do Rio”, edição bilíngüe, tradução de Manuel Portela para o inglês, EDITUS, editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, sul da Bahia, 2001.
COELHO, Nelly Novaes. “Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira”, Companhia Editora Nacional, São Paulo 2006.                                                                               
--------------------- Escritores Brasileiros do Século XX”, Editora Letra selvage, Taubaté, São Paulo, 2013.
COUTINHO, Afrânio. “Enciclopédia de Literatura Brasileira”, 2 volumes, Fundação de Assistência ao Estudante, Rio de Janeiro, 1990.
CUNHA, Fausto. “Um Narrador Dramático”, prefácio de “Os Brabos”, Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1979.
CUNHA. Helena Parente. “O Projeto Ecopoético de Cyro de Mattos” in “Ecológico”, Editora da Universidade do estado da Bahia, Coleção nordestina, 2013.
FAHEL, Margarida. Prefácio de “Os Recuados”, TCHÉ! Editora  Porto Alegre, 1987.
----------“Ilhéus Revisitada”, orelha de “Ilhéus de Poetas e Prosadores”, antologia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Letras da Bahia, Salvador, 1998.
----------- Apresentação em “Com a palavra o escritor”, organização de Carlos Ribeiro, Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador, 2002.
FARIA, Álvaro Alves de. “Pastores de Virgílio”, entrevista, editora Escrituras, São Paulo, 2009.
FISCHER, Almeida. “O Áspero Ofício”,  vol. 5, Editora Cátedra, Rio de Janeiro, 1983.
-----------“O Áspero Ofício”, vol. VI, Horizonte Editora, Brasília, 1985. 
GOMES, José Edson. “Novos Caminhos de um Poeta”, prefácio de “No Lado Azul da Canção”, Editora Cátedra,  Rio de Janeiro, 1984.
GOMES e AGUIAR, da Silva Tereza e Celuta. “Bibliografia Crítica do Conto Brasileiro”, tomo II, Edição Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 1969.
HEUPEL, Carl. “Moderne Brasilianische Erzahler (Modernos Contistas do Brasil), Alemanha-Suíça,  prefácio de antologia,Editora Walter, 1968.
LIDMILOVÁ, Pavla. “Alguns Temas da Literatura Brasileira”, Editora Nórdica, 1984, Rio de Janeiro.
LINHARES, Temístocles. “22 Diálogos sobre o Conto Brasileiro Atual”, vol. II,  José Olympio Editora,  São Paulo, 1973.
PENIDO, Samuel. “À Margem de Os Enganos Cativantes”, prefácio de “Os Enganos Cativantes”, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Letras da Bahia, Salvador, 2002.
PÓLVORA, Hélio. “A Força da Ficção”, Editora Voez, Petrópolis, RJ, 1971.
PORTELLA, Eduardo. “A Palavra Enraizada”, prefácio de “Cancioneiro do Cacau”, Ediouro Publicações, Rio de Janeiro, 2002.
PÓVOAS, Ruy do Carmo. “Da Porteira para o Mundo”, Editus, editora da UESC, Ilhéus (BA), 2007.
RIOS, Normeide. “Os Caminhos da Literatura Infantojuvenil Baiana”, Editora da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012
SANTOS, Maria Irene Ramalho. “A Líquida Música dos Sentidos”, prefácio de “Poemas escolhidos/poesie scelte”, português-italiano, tradução de Mirella Abriani, Editora Escrituras, São Paulo, 2007. 
SAYEG e CARNEIRO, J.B. e Caio Porfírio. “A Vocação Nacional da UBE – 62 Anos”, RG Editores, São Paulo, 2004
SIMÕES, Maria de Lourdes Netto. Prefácio de “Duas Narrativas Rústicas”, Editora Cátedra,, Rio de Janeiro, 1985.
---------- “Conhecer Itabuna através da Ficção”, orelha de “Itabuna, Chão de Minhas Raízes”, antologia, Oficina do Livro, Salvador, 1996.
----------- “Caminhos da Ficção”, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Coleção Letras da Bahia, Salvador, 1996.

 Em Revistas e Periódicos

AMADO, Jorge. “Um Baiano que Promete”, in “ Suplemento do Livro do Jornal do Brasil”, Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1967.
---------- “A Marca de Um Narrador Dramático”, in “Jornal de Letras”, Rio de Janeiro,  1* de maio de 1982.
---------- “Quatro Escritores da Bahia”, in “Jornal de Letras”, Rio de Janeiro, julho de 1985.
---------- “Breve Missiva ao Presidente Josué”, in  jornal “A Tarde”, Salvador, 5 de abril de 1994.
BAIRÃO, Reynaldo.”Canções, Haicais e Aliterações, in “Jornal de Letras”, Rio de Janeiro, agosto de 1985.
------------“Poesia, Poesia e Mais poesia”, in “Jornal de Letras”, Rio de Janeiro, janeiro de 1986.
BEZERRA, Valbene. “O Poeta do Cacau”, in “Magazine”, do jornal “O Popular”, Goiânia, 13.4.2002. 
CAGIANO, Ronaldo. “Paixão nas Letras”, in “Jornal do Brasil”, Caderno B,  Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2005.
CARVALHO, Francisco. “Um Poeta e Ficcionista”, in “Diário de Itabuna”, Itabuna, Bahia, 25 de abril de 1986.
CÉSAR, Elieser. “Epifania Fluvial”, in “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde”, Salvador, 26 de abril de 2003.
COSTA, Flávio Moreira da. “Regionalismo no Bom Sentido”, in República Livros”, Rio de Janeiro, dezembro de 1979.
DANNEMANN, Maria de Fátima. “Poesia Natalina”, in jornal “A Tarde”, 23/12/1997, Salvador, Bahia.
DAMULAKIS, Gerana. “O Mar na Rua Chile”, in “A Tarde”, Salvador, 13 de dezembro de 1999.
---------- “Leque de Contistas”, in “A Tarde Cultural”, 2 de dezembro de 2000.
---------“Cancioneiro do Cacau”, in “A Tarde”, 10 de abril de 2002.
ENEIDA.  “Violentos e Desalmados”, in “Diário de Notícias”, Rio de Janeiro, dezembro de 1970.
FAHEL, Margarida. “Dor Humana, Busca da Paz”, in “Cultural A Tarde”,  suplemento  do jornal “A Tarde”,  Salvador, 11 de abril de 1998.
--------- “Verdade Humana da Alma Grapiúna”, in  “Cultural  A Tarde”, Salvador, 25 de abril de 1998.
FARIA, Álvaro Alves de. “Um Poeta Brasileiro”, in “Opção Cultural”, Goiânia, 26 de julho a 1* de agosto de 1998.
FONSECA, Aleilton. “Visão Amorosa de Ilhéus”, in “Heléboro”, número 2,  Universidade Estadual do Sudoeste, Conquista, Bahia, dezembro de 1998.
GUIMARÃES, Torrieri. “Bilhete a Cyro de Mattos”, in “Folha da Tarde”, São Paulo, 21 de abril de 1980.
JOSÉ, Elias. “Anotações sobre Os Brabos”, in “Suplemento Literário de Minas Gerais”, Belo Horizonte, 12 de abril de 1980.
.................... “Carnaval e Literatura Infantil”, suplemento cultural do jornal “A Tarde”, Salvador, 2008.
LEMOS, Gláucia. “Poesia que Diverte Pequenos e Grandes”, in “Cultural A Tarde”,  do jornal “A Tarde”, Salvador, 7 de novembro de 1992.
-------- “Persistência da Infância”, in “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde”, Salvador, 19 de março de 1994.
................“Versos Cativantes”, em “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde”, 18 de setembro de 2004, Salvador.
LIMA, Tatiana. “A Vida É Falha”, in “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde”, Salvador, 18 de outubro de 1997..
LOPES, Antonio. “Cyro de Mattos: a cumplicidade com o eterno”, in jornal “Agora”, Itabuna (BA), 27 a 29 de setembro de 2003.
MATTA, João Eurico. “Saudação a Cyro de Mattos” in Revista da Academia de Letras da Bahia, setembro de 2004, n*. 46, Salvador, Bahia.
PADILHA, Telmo. “Lavrador Inventivo”, in  jornal “Cacau/Letras”, Itabuna, Bahia, setembro de 1985
PENIDO, Samuel. “Cantos da Terra e do Rio”, in “O Escritor”, jornal da União Brasileira de Escritores,  São Paulo, maio/junho de 1986.
PÓLVORA, Hélio. “Cancioneiro do Cacau”, in “A Tarde”, Caderno 2, Salvador 14.4.2002., 
PORTELA, Manuel. “Cyro de Mattos: Mágoa e Júbilo Feitos de Cacau e Água”, in “Diário do Sul”, Itabuna, Bahia, 17/18/19 de abril de 2004.
PÓVOAS, Ruy. “O Rio na Memória”, in jornal “Cacau/Letras”, Itabuna, Bahia, dezembro de 1985.
Py, Fernando. “Poemas de Amor”, in “Tribuna de Petrópolis”, Petrópolis, Rio de janeiro, 6 de abril de 2012.
RIBEIRO, Simone. “Respeitável Público”, in “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde”, Salvador, 24 de dezembro de 1994
SALDANHA, Ana Maria. “Cyro de Mattos/Cancioneiro 80”, in jornal “Letras e Letras”, Porto, Portugal, 7 de agosto de 199l.
SEIXAS, Cid. “A Força Selvagem”, in “A Tarde”,  Salvador, 23 de março de 1998.
-----------------“ Sopro de Vitalidade”, in “A Tarde Cultural”, Salvador, 19.06.2004.
SERRANO, Luís. “Vinte Poemas do rio”, in “O Primeiro de Janeiro”, suplemento Letras e Artes, Porto, Portugal, 9 de outubro de 2006.
SILVEIRA, Junot. “Três Registros”, in “A Tarde Cultural”, Salvador, 2 de dezembro de 1984.
SIMÕES, Maria de Lourdes Netto. “Problemática da Literatura Contemporânea: A Poesia da Região do Cacau”, in “Revista da FESPI”, número 2, Ilhéus, Bahia, julho/dezembro de 1983.
----------“Leitura de Os Recuados”, in “Jornal de Letras”, Portugal, 23 de janeiro de 1990. 

----------“Caminhos de Ficção nas Terras do Cacau”, in “Cultural A Tarde”, do jornal “A Tarde”, Salvador, 4 de dezembro de 1992.















Nenhum comentário:

Postar um comentário