Páginas

quarta-feira, 28 de junho de 2017




Escritas em Trânsito retorna em 2017, trazendo a Salvador Alice Ruiz
Autora de mais de 20 livros e parceira em letras de sucessos da música popular brasileira ministra oficina  de 26 a 28 de julho. Inscrições abertas



O projeto Escritas em Trânsito chega à quarta edição. A retomada do projeto se dá justamente a partir de julho, em comemoração ao Dia do Escritor, 25 de julho. Entre os meses de julho a setembro serão realizadas oficinas literárias gratuitas, ministradas por renomados autores de língua portuguesa. Alice Ruiz ministra a primeira oficina da série, HAIKAI, de 26 a 28 de julho, no Memorial do Teatro Castro Alves. Inscrições gratuitas pelo https://goo.gl/reEpbQ até o dia 7 de julho.

Poeta, haicaísta, letrista, tradutora, publicitária, com mais de 20 livros de poemas e haikais publicados, participa também em várias antologias nacionais e internacionais. Como letrista, Alice tem parcerias musicais com Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes, Waltel Branco, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Alzira Espíndola, Chico César, Zé Miguel Wisnik, Iara Rennó, Na Ozzetti, Luiz Tatit, Estrela Leminski, João Suplicy, Natalia Mallo, Rogéria Holtz, dentre outros.
A oficina que ela ministra em Salvador se propõe a familiarizar os participantes à técnica e prática do haikai - poesia mínima de origem japonesa. Com introdução à “filosofia” zen, preparando o espírito para que os participantes se coloquem emestado poético”, passando pela abordagem da técnica e forma, o que inclui algumas noções da escrita ideogrâmica, até chegar aos exercícios de tradução e criação em conjunto e individual.

Inscrições - As inscrições para as oficinas da quarta edição do projeto ficarão abertas desta segunda-feira, 26 de junho, até 7 de julho. O formulário está em https://goo.gl/reEpbQ. O Escritas em Trânsito é uma realização da Coordenação de Literatura/Dirart, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
Autores de diversas origens e representantes de vários estilos e formatos vêm participando do Escritas em Trânsito, qualificando o trabalho de escritores baianos, bem como de novos interessados em desenvolver habilidades na área. Nas edições dos anos 2012, 2013 e 2014 foram realizadas 23 oficinas em Salvador, para um total de 432 participantes.

Artistas do interior – Para participar das oficinas da próxima edição, os interessados devem se inscrever através do formulário disponível na página www.fundacaocultural.ba.gov.br. As vagas serão limitadas, com turmas de até 30 pessoas. A carga horária de cada oficina será de 12 horas.
A novidade deste ano é que “serão reservadas quatro vagas para efetivar a possibilidade de participação de artistas da palavra do interior do estado, nas oficinas”, anuncia Karina Rabinovitz, coordenadora de Literatura da Funceb. Serão arcados custos com transporte e diária destes participantes do interior.
Os critérios que serão considerados para o preenchimento das quatro vagas reservadas são que o artista da palavra candidato realize atividade literária em sua cidade; e que seja multiplicador de literatura, em sua cidade.

Diálogo com sociedade – O projeto é resultante do diálogo entre a Coordenação e a sociedade civil, em diversos encontros setoriais e eventos literários, nos quais foi enfatizada a necessidade de se ter acesso às discussões e diálogos que movimentam a cena literária nacional.
Consideradas em sequência, as oficinas realizadas em 2012, 2013 e 2014 equivaleram a uma formação continuada inédita para novos escritores, que experimentaram várias turmas desta diversificada oportunidade de troca de conhecimentos.
Até agora alguns autores (as) que passaram pelo Escritas em Trânsito: Ricardo Aleixo, Fabrício Corsaletti, Carlito Azevedo, Angélica Freitas, Verônica Stigger, Ricardo Chacal, Marcelino Freire, Marina Wisnik, Allan da Rosa, José Luiz Passos, Noemi Jaffe, Paulo Henriques Britto, Carol Bensimon, Ricardo Domeneck, Marília Garcia, Antonio Cícero.
As próximas oficinas serão divulgadas a partir de julho.

Serviço
Escrita em Trânsito
Oficina de HAIKAI, com Alice Ruiz
Onde: Memorial do Teatro Castro Alves
Quando: 26, 27 e 28 de Julho
Inscrições gratuitas:
https://goo.gl/reEpbQ
Mais informações: Coordenação de Literatura
(71) 3324-8507
literatura.funceb@funceb.ba.gov.br


Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
asc.funceb@gmail.com |(71)3324-8565
Claudia Pedreira - claudiapedreirajornalismo@gmail.com | (71) 98879-7994
www.fundacaocultural.ba.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário