Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

 







Instituto Geográfico e Histórico da Bahia comemora 122 anos de fundação e homenageia cinco personalidades com a Medalha do Mérito Bernardino de Souza



Os 122 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia serão comemorados nesta quarta (18 de maio), às 18h, em sua sede (Piedade). Na solenidade, presidida por Eduardo Morais de Castro, haverá a entrega do Diploma do Mérito e Medalha Bernardino de Souza a cinco personalidades baianas: a Universidade Federal da Bahia (pelos 70 anos de fundação), a professora e ex-presidente do IGHB, Consuelo Pondé de Sena (post mortem), ao professor Wilson Thomé Sardinha Martins, ao general Artur Costa Moura (Comandante da 6ª Região Militar) e ao escritor Nelson Almeida Taboada; todos com relevantes serviços prestados à preservação dos valores cívicos da Bahia e do seu povo.

A medalha Bernardino de Souza será entregue ao Reitor da UFBA, professor João Carlos Salles, pelas mãos do presidente de honra do IGHB, Roberto Santos, filho do fundador e primeiro reitor da Universidade, Edgard Santos. No seu reitorado, a Bahia ganhou projeção, com destaque para os cursos de Dança, Música e Teatro, primeiros universitários do gênero no país.

Durante a sessão solene, o orador oficial da Casa da Bahia, Edivaldo Machado Boaventura, fará discurso de homenagem aos associados falecidos: Sylvia Athayde (museóloga e ex-diretora do Museu de Arte da Bahia), João Carlos Tourinho Dantas (ex-deputado e ex-vice-presidente do IGHB), Ático Vilas Boas da Mota (escritor), João Justiniano da Fonseca (poeta e político), Eduardo Saback Dias de Moraes (professor) e Remy de Souza (professor). Completam a programação, a posse de novos associados, lançamento da Revista 110 do IGHB e apresentação musical.

Sobre o IGHB - Fundado em 13 de maio de 1894, o IGHB é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 122 anos de funcionamento ininterrupto, e uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Possui a maior coleção de jornais, e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do pesquisador. O IGHB promove diversas atividades culturais e é o guardião do Pavilhão 2 de Julho, no Largo da Lapinha, onde estão os dois principais símbolos da maior festa cívica do país: o Caboclo e a Cabocla.

Sobre a Medalha - A medalha leva o nome de Bernardino José de Souza, sergipano, etnógrafo, que foi professor de Geografia e História, além de diretor da Faculdade de Direito da Bahia. Autor de várias obras importantes ficou mais conhecido na Bahia do que em sua terra natal. Seu nome está associado a um extenso acervo bibliográfico e também a realizações empreendedoras, como as construções das sedes do IGHB e da Faculdade de Direito da Bahia, onde hoje funciona a OAB-BA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário